
Avaliações – Imóveis urbanos
Busca determinar o valor do bem através de uma avaliação técnica, criteriosa e complexa, realizada por um profissional técnico da empresa, seja engenheiro (a) ou arquiteto (a), com emissão de laudo em acordo com as normas da ABNT. Além do valor, o laudo aponta possíveis situações restritivas à comercialização ou até mesmo, danos que possam depreciar o imóvel, os quais são invisíveis aos olhos de um leigo, mas são simples para um profissional graduado.

Engenharia diagnóstica
Busca estudar de forma aprofundada as manifestações patológicas existentes nas edificações, de modo a diagnosticar a problemática. Entende-se por diagnóstico entender a causa, origem e mecanismo de formação da manifestação patológica. Encontrar o diagnóstico de uma manifestação é muito importante para seu tratamento.

Laudo Cautelar
O laudo cautelar trata-se de uma vistoria criteriosa nos imóveis vizinhos ao empreendimento a ser construído, bem como, elaboração de laudo detalhado da situação atual das edificações, contendo amplo relatório fotográfico das anomalias encontradas, bem como, das áreas sem anomalias. Este trabalho apenas indica as anomalias e não faz diagnóstico ou prognóstico, a menos que estes sejam contratados. Os moradores dos imóveis também receberão sua via do laudo, assinado pela contratante. O laudo cautelar poderá ser contratado por qualquer interessado seja pela construtora antes de iniciar uma obra, por um vizinho que percebe que uma obra está iniciando e quer se resguardar ou por qualquer pessoa que irá iniciar sua obra particular.

Laudo de conclusão/entrega de obra
É um documento importante, que atesta a conclusão de uma obra por determinada construtora ou incorporadora. A construtora e/ou incorporadora quer demonstrar (preservar a memória), de que está entregando para seu contratante uma obra em conformidade com o contratado/NBR’S e ainda, quer que o profissional contratado aponte possíveis anomalias ou inconformidades, de modo a corrigir antes da entrega formal.

Laudo de recebimento de obra
É um documento importante, que atesta o recebimento de uma obra por parte do contratante. O serviço é normalmente contratado por condomínios, cujo síndico está a frente do recebimento. O que ocorre é que é necessário um olhar técnico para o empreendimento, por meio de uma inspeção realizada por um profissional habilitado. Tal inspeção irá verificar atendimento a projetos e normas técnicas, principalmente à NBR 15.575/13 – Desempenho das edificações.

Manual do proprietário
O serviço consiste na elaboração por completo do manual, vias condomínio (quando for o caso) e via proprietário, em acordo com a ABNT NBR 15.575/2013. O manual é o documento que dá respaldo ao proprietário/usuário, pois nele consta cada sistema utilizado na edificação, detalhando suas características, limitações e formas de uso e manutenção, bem como, sua garantia legal. O manual também indica garantias contratuais e dá outras recomendações, de modo a garantir a vida útil de projeto do imóvel.

Perícias
Uma perícia consiste num trabalho complexo e conclusivo, acerca de avarias existentes nas edificações. A perícia irá diagnosticar e tratar a problemática. É recomendado que sejam apresentados projetos executivos, detalhes e orçamento. Pode ser contratado por qualquer interessado, seja para demandas judiciais ou particulares.

Inspeção predial
Segundo o Ibape – SP, “A Inspeção Predial é ferramenta que propicia esta avaliação sistêmica da edificação. Elaborada por profissionais habilitados e devidamente preparados, classifica não conformidades constatadas na edificação quanto a sua origem, grau de risco e indica orientações técnicas necessárias à melhoria da Manutenção dos sistemas e elementos construtivos”.